Desde 2001 que a minha principal atividade era a produção da banda The Orange Poem, cujo planejamento era gravar um bom álbum e se mudar para Londres na sequência. Dois álbuns foram gravados, mas a banda terminou as atividades em março de 2007.
Recém-formado em jornalismo, fui trabalhar com produção cultural na empresa Plataforma de Lançamento, em Salvador, Bahia, a convite de Uzêda (foto acima, ao meu lado), um dos sócios. Foi a minha primeira oportunidade de trabalhar com projetos voltados a Leis de Incentivo, e serviu para que eu me especializasse nesse tipo de produção, que veio a ser a minha principal atividade a partir de 2008.
Também em 2007, trabalhei como assistente no referencial Troféu Caymmi, e a experiência me serviu de know-how para produzir o meu próprio prêmio de música no ano seguinte.
Plataforma de Lançamento e Troféu Caymmi
Por conta das gravações da banda The Orange Poem e do CD poema Ilusionador, passei muito tempo no estúdio Casa das Máquinas, de Tadeu Mascarenhas. Com isso, conheci o seu sócio da Plataforma de Lançamento, o experiente Uzêda, que me convidou para trabalhar na produtora como freela.
Durante 2007, fiz trabalhos eventuais e aprendi muito com Uzêda, principalmente como lidar com as leis de incentivo e a elaborar projetos para o Fazcultura — Lei de incentivo estadual. A experiência com a Plataforma de Lançamento (em que elaborei projetos para Dão, Marcela Bellas, Cicinho de Assis e Juliana Ribeiro, entre outros — fotos retiradas da internet) me formou produtor cultural.
Trabalhei também como assistente de produção da 15ª edição do Troféu Caymmi no Teatro Castro Alves (fotos retiradas da internet), escalado de última hora, apagando diversos problemas. Foi gratificante e enriquecedor, pois, no ano seguinte, teria que produzir o meu próprio prêmio musical: Bahia de Todos os Rocks.
2007 foi o ano do aprendizado.
Funções – Elaboração de projetos | Assistente de Produção
Comentários