Pular para o conteúdo principal

Produções de Emmanuel Mirdad: Ano 2009


Conheci o cantor e compositor baiano Tiganá Santana em 2007. No ano seguinte, escrevi o projeto de gravação do primeiro CD do artista, Maçalê, que concorreu no edital da Fundação Cultural da Bahia, ganhando com louvor. Conheça aqui a história que originou o belo álbum produzido por Luiz Brasil, finalizado em 2009, ano em que as minhas realizações com a Putzgrillo Cultura foram a exposição relacionada ao Prêmio Bahia de Todos os Rocks no Shopping Iguatemi, o lançamento do DVD Bogary da banda Cascadura e a direção da cerimônia do VII Festival de Música da Educadora FM (além do lançamento do EP Harmonogonia, com minhas composições ao piano, produção própria).



Gravação do CD Maçalê — Tiganá Santana

Com onze faixas autorais, é o álbum de estreia do cantor e compositor baiano Tiganá Santana, com produção musical de Luiz Brasil e os convidados especiais Virgínia Rodrigues, Roberto Mendes e Mou Brasil, gravado em Salvador, Bahia, com a participação de músicos como Gabi Guedes, Ldson Galter, André Becker e Antenor Cardoso.

Patrocinador – Governo da Bahia | Fundo de Cultura — Secretarias de Cultura e da Fazenda | Vencedor do edital de gravação da Funceb

Funções – Produção do artista | Criação, captação, administração financeira e prestação de contas do projeto

-----


EP Harmonogonia — Mirdad

Sempre tive uma ligação ancestral com o piano, mas que, como Mirdad, resolvi não desenvolvê-la — embora tenha sempre ficado latente. No início de 2008, tive que estudar o programa de partituras Finale para criar e transcrever os arranjos de sopro para o álbum Universo Telecoteco, da banda Pedradura. Logo o processo prático se tornou artístico e eu criei, no próprio programa, arranjos para piano solo de algumas composições minhas — as partituras foram transcritas por Martha Anísia, a minha mãe musicista, que sempre transcreveu as minhas canções.

Nasceu então o EP Harmonogonia, inicialmente chamado de (Pia)Noite, baseado em versões de algumas músicas folk minhas que estavam na gaveta do projeto Sad Child. O EP demo teve o áudio extraído do Midi do programa de partituras digital e passou em 2008 por um melhoramento por André Magalhães, do Submarinos Studios, com a minha produção. Harmonogonia foi disponibilizado na internet no começo de 2009.

Patrocinador – Meu bolso

Funções – Compositor | Arranjador | Produtor musical | Produtor executivo

-----


Exposição Eles Estão Entre Nós
Evidências e Artefatos do Rock Baiano

Como uma ação do Prêmio Bahia de Todos os Rocks, a exposição Eles Estão Entre Nós — Evidências e Artefatos do Rock Baiano foi viabilizada pelo Shopping Iguatemi, com apoio da 28 Camisas Inteligentes, para comemorar o dia do rock, e teve fotos de Sora Maia, curadoria e textos de Chico Castro Jr., e diversos artefatos emprestados por Bigbross, Ricardo Cury e outros roqueiros da Bahia.

Patrocinador – Shopping Iguatemi

Função – Produção executiva

-----


Cerimônia do VII Festival de Música
da Educadora FM

Noite de entrega de prêmios do VII Festival de Música da Educadora FM no Teatro do IRDEB, em homenagem aos criadores do trio elétrico, Dodô & Osmar, com transmissão ao vivo pela rádio e pela TVE. A banda base foi o trio Retrofoguetes, comandado pelo diretor musical Beto Barreto, com a presença dos convidados Armandinho, Aroldo Macedo e BaianaSystem.

Patrocinador – IRDEB | Secretaria de Cultura | Governo da Bahia

Funções – Direção | Roteiro | Concepção Artística

-----


Lançamento do DVD Efeito Bogary — Cascadura

Na Praça Tereza BatistaPelourinho, Salvador, Bahia, realizamos o show da banda Cascadura para lançar do DVD Efeito Bogary, em parceria com a Piano Forte, com lotação máxima, comoção da plateia para as canções da fase Bogary e diversos autógrafos no final.

Patrocinador – Pelourinho Cultural | Funceb/Secretaria de Cultura | Governo da Bahia

Funções – Captação | Co-produção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seleta: R.E.M.

Foto: Chris Bilheimer A “ Seleta: R.E.M. ” destaca as 110 músicas que mais gosto da banda norte-americana presentes em 15 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Out of Time ”, “ Reveal ”, “ Automatic for the People ”, “ Up ” e “ Monster ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 15 álbuns participantes desta Seleta 01) Losing My Religion [Out of Time, 1991] 02) I'll Take the Rain [Reveal, 2001] 03) Daysleeper [Up, 1998] 04) Imitation of Life [Reveal, 2001] 05) Half a World Away [Out of Time, 1991] 06) Everybody Hurts [Automatic for the People, 1992] 07) Country Feedback [Out of Time, 1991] 08) Strange Currencies [Monster, 1994] 09) All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star) [Reveal, 2001] 10) Bittersweet Me [New Adventures in Hi-Fi, 1996] 11) Texarkana [Out of Time, 1991] 12) The One I Love [Document, 1987] 13) So. Central Rain (I'm Sorry) [Reckoning, 1984] 14) Swan Swan H [Lifes Rich Pageant, 1986] 15) Drive [Automatic for the People, 1992]...

Seleta: Nirvana

A “ Seleta: Nirvana ” destaca as 80 músicas que mais gosto da banda norte-americana (entre covers e autorais), presentes em 12 álbuns da sua discografia (os prediletos são “ Nevermind ”, “ MTV Unplugged in New York ” e “ In Utero ”). Ouça no Spotify aqui Ouça no YouTube aqui Os 12 álbuns participantes desta Seleta 01) Lake of Fire [MTV Unplugged in New York, 1994] 02) Where Did You Sleep Last Night [MTV Unplugged in New York, 1994] 03) The Man Who Sold the World [MTV Unplugged in New York, 1994] 04) Heart-Shaped Box [In Utero, 1993] 05) Come as You Are [Nevermind, 1991] 06) Smells Like Teen Spirit [Nevermind, 1991] 07) Drain You [Nevermind, 1991] 08) Lithium [Nevermind, 1991] 09) In Bloom [Nevermind, 1991] 10) Plateau [MTV Unplugged in New York, 1994] 11) Oh Me [MTV Unplugged in New York, 1994] 12) Jesus Doesn't Want Me for a Sunbeam [MTV Unplugged in New York, 1994] 13) Something in the Way [Nevermind, 1991] 14) You Know You're Right [Nirvana, 2002] 15) Rape Me ...

Dez passagens de Clarice Lispector no livro Laços de família

Clarice Lispector (foto daqui ) “A mãe dele estava nesse instante enrolando os cabelos em frente ao espelho do banheiro, e lembrou-se do que uma cozinheira lhe contara do tempo do orfanato. Não tendo boneca com que brincar, e a maternidade já pulsando terrível no coração das órfãs, as meninas sabidas haviam escondido da freira a morte de uma das garotas. Guardaram o cadáver no armário até a freira sair, e brincaram com a menina morta, deram-lhe banhos e comidinhas, puseram-na de castigo somente para depois poder beijá-la, consolando-a. Disso a mãe se lembrou no banheiro, e abaixou mãos pensas, cheias de grampos. E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. Então olhou para o filho esperto como se olhasse para um perigoso estranho. E teve horror da própria alma que, mais que seu corpo, havia engendrado aquele ser apto à vida e à felici...