Pular para o conteúdo principal

Flica 2013 - Autores confirmados - Parte II

Autores confirmados na Flica 2013
Em cima: Laurentino Gomes, Ewan Morrison e Cristovão Tezza
Embaixo: Állex Leilla, Demétrio Magnoli e Kiera Cass


A 3ª edição da Flica, a Festa Literária Internacional de Cachoeira, vai acontecer de 23 a 27 de outubro na cidade histórica e heroica do Recôncavo Baiano. Conheça mais uma leva de autores confirmados na programação principal da Flica.



LAURENTINO GOMES
http://www.flica.com.br/laurentino-gomes/

Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e “1822”, sobre a Independência do Brasil. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras. Trabalhou como repórter e editor para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja e foi diretor da Editora Abril. Seu terceiro livro, “1889”, recém-lançado pela Globo Livros, trata da Proclamação da República.

Na FLICA
Mesa 04 – “1889 – Clientes, Coronéis e a República”
Quinta-feira, 24 de outubro, às 19h



EWAN MORRISON
http://www.flica.com.br/ewan-morrison/

Natural de Thurso (1968), condado de Caithness, Escócia, é escritor, cineasta, roteirista e ensaísta, formado na Glasgow School of Art. Um dos autores britânicos mais celebrados da atualidade, é autor de quatro romances e dois livros de contos, todos inéditos no Brasil. Premiado e finalista em vários concursos de seu país, acaba de vencer na categoria “Ficção” com o romance mais recente, “Close Your Eyes”, no principal prêmio literário da Escócia. Durante dez anos, trabalhou como roteirista e diretor de televisão e cinema, e foi nomeado para três BAFTA e vencedor do Royal Television Society Award na categoria “Melhor Drama”. É autor da trilogia “Swung” (2005), “Distance” (2008) e “Menage” (2009), em que explora alternativas para a monogamia. Por dois anos foi colunista do jornal Scotland on Sunday e escreve eventualmente para o jornal The Guardian.

Na FLICA
Mesa 05 – “O Não Legado da Literatura”
Sexta-feira,  25 de outubro, às 10h



CRISTOVÃO TEZZA
http://www.flica.com.br/cristovao-tezza/

Catarinense de Lages (1952), mas radicado em Curitiba desde 1961, é escritor e cronista do jornal Gazeta do Povo. O seu romance mais famoso, “O filho eterno” (Record/2007), foi traduzido em seis línguas e levou seis prêmios importantes: Jabuti, Portugal-Telecom, Bravo!, Prêmio São Paulo de Literatura, Zaffari & Bourbon e Prêmio da APCA – além destes, ainda levou o prêmio Charles Brisset para a tradução francesa. Autor de treze romances, com destaque para “O Fotógrafo” (2004), vencedor do Prêmio da Academia Brasileira de Letras e da Revista Bravo!, e “Breve Espaço entre Cor e Sombra” (1998), vencedor do Prêmio Machado de Assis, escreveu ainda ensaios, contos e lança na Flica “Um operário em férias” (Record), livro de crônicas.

Na Flica
Mesa 01 – “Enfrascar o Cotidiano”
Quarta-feira, 23 de outubro, às 20h



ÁLLEX LEILLA
http://www.flica.com.br/allex-leilla/

Baiana de Bom Jesus da Lapa, é escritora, professora e doutora em Letras pela UFMG. Estreou com o livro de contos “Urbanos” em 1997, contemplado pelo prêmio Braskem. Publicou mais quatro livros, com destaque para o romance “Primavera nos ossos” (Casarão do Verbo/2010), contemplado pelo Programa Petrobras Cultural. Participou das antologias “25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira” (Record/2004), organizada por Luiz Ruffato, “50 versões de amor e prazer” (Geração Editorial/2012), organizada por Rinaldo de Fernandes, e “Wir Sind Bereit: Junge Prosa aus Brasilien”, com tradução de Marlen Eckl e publicação da editora alemã Lettrétage, a ser lançada na Feira de Frankfurt 2013, entre outras.

Na Flica
Mesa 07 – Entre Flores e Espartilhos
Sexta-feira, 25 de outubro, às 19h



DEMÉTRIO MAGNOLI
http://www.flica.com.br/demetrio-magnoli/

Sociólogo, com doutorado em Geografia Humana pela USP, é colunista dos jornais “O Estado de S.Paulo” e “O Globo”. Magnoli foi colunista da rádio “BandNews FM” e comentarista do “Jornal da Cultura”. Atualmente, é comentarista de política internacional do “Jornal das Dez” da Globo News. É autor de diversos livros como ”Uma Gota de Sangue” e “Relações Internacionais – Teoria e História”. Integra o Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (Gacint) da USP. Na Flica, irá autografar seu livro mais recente, “Liberdade Versus Igualdade – o Leviatã Desafiado – 1946-2001 – Vol. 2” (Record), feito em parceria com a historiadora Elaine Senise Barbosa.

Na FLICA
Mesa 08 – “Donos da Terra? – Os Neoíndios, Velhos Bons Selvagens”
Sábado, 26 de outubro, às 10h



KIERA CASS
http://www.flica.com.br/kiera-cass/

Natural da Carolina do Sul (EUA), Kiera Cass é formada em História pela Universidade de Radford, na Virgínia, com passagens por cursos de teatro, música e comunicação. Ganhou destaque internacional com a trilogia “A Seleção”, iniciada em 2012, com “A Seleção” e “A Elite”, lançados no Brasil pelo selo Seguinte, da Cia das Letras. A trilogia trata da saga da personagem America Singer, em um formato moderno de conto de fadas. O terceiro da trilogia, que tem título americano de “The One”, tem previsão de lançamento em 2014. Na Flica a autora deve apresentar um pouco desta literatura conto de fadas que construiu e conquistou jovens de vários países.

Na FLICA
Mesa 06 – “Lirismo, Sonhos e Imaginários”
Sexta-feira, 25 de outubro, às 15h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d