Pular para o conteúdo principal

Flica 2013 - Mesas da programação principal



A programação da Flica 2013 traz 12 mesas com 24 autores nacionais e internacionais, e vai da noite de quarta 23 a domingo 27 de outubro, sempre gratuita, aberta ao público, com transmissão ao vivo pelo site oficial. Confira as mesas:



Mesa 01
20h / Horário de Verão 21h
"Enfrascar o Cotidiano"
Cristovão Tezza e Fabrício Carpinejar
Mediador: Jackson Costa

Para esclarecer sobre a ponte entre literatura e crônica, entre verossimilhança e caos, a Flica traz, abrilhantando a solene abertura da edição 2013, esse dois cronistas, que, desconfiamos, são capazes de tal tarefa e de algo mais: enfrascar (com graça) o cotidiano.

Info: http://www.flica.com.br/quarta-2310/



Mesa 02
10h / Horário de Verão 11h
"Qualquer Um Poeta"
Elieser Cesar e Karina Rabinovitz
Mediador: Jackson Costa

Qualquer um é poeta, qualquer um com seus escuros a ansiar por luz, qualquer um focado por luzes a ansiar por penumbra e descanso. Qualquer um se contradiz, mas rediz, no variar infinito das rimas intercaladas, fragmentadas como tudo mais.




Mesa 03
15h / Horário de Verão 16h
"Vidas Comuns, Vidas Notáveis"
Mário Magalhães e Ana Teresa Baptista
Mediador: Jackson Costa

Mário Magalhães e Ana Teresa Baptista estarão aqui para contar como se conta uma vida, como se diz das vidas notáveis (que na maior parte do tempo são também comuns), de quem foi Fulano, o que fez, como viveu; ainda além, como pensou, amou, sofreu e topou com a sorte (ou azar, sabe-se lá quantos pecados escondidos) de encontrar um biógrafo honesto, como nossos convidados.




Mesa 04
19h / Horário de Verão 20h
"1889 – Clientes, Coronéis e a República"
Laurentino Gomes e Eduardo Bueno
Mediador: Aurélio Schommer

República. A origem da palavra entre nós tem lá suas modulações. Vamos descobri-las na Flica, com Eduardo Bueno e Laurentino Gomes, os dois cronistas da história brasileira que o coletivo, a nação, decidiu eleger como seus favoritos para evitar novas distorções de conceitos.




Mesa 05
10h / Horário de Verão 11h
"O Não Legado da Literatura"
Ewan Morrison (Escócia) e Sérgio Rodrigues
Mediador: Rosel Soares

A Flica não tem a intenção, com esta mesa, de dissipar o mal-estar na literatura. Antes a presença do mal-estar que leituras obrigatórias, que alguma versão nova do Index Librorum Prohibitorum. Nossa intenção é um debate legado, deixado como herança a nosso público.




Mesa 06
15h / Horário de Verão 16h
"Lirismo, Sonhos e Imaginários"
Kiera Cass (EUA) e Gláucia Lemos
Mediador: Rosel Soares

A dor, o poder, a injustiça, a opressão, o mundo organizado para dividir, limitar, submeter. Nada pode contra tanto mal, senão os sonhos, os imaginários, o amor, a esperança, senão o lirismo, presente na Flica com duas de suas modernas expressões: Gláucia Lemos e Kiera Cass.



Mesa 07
19h / Horário de Verão 20h
"Entre Flores e Espartilhos"
Sylvia Day (EUA) e Állex Leilla
Mediador: Jorge Portugal

A Flica, preocupada em seduzir seu público, desinibe-se e apresenta Állex Leila e Sylvia Day, autoras que fazem do imaginário o fator transcendência da banalidade.




Mesa 08
10h / Horário de Verão 11h
"Donos da Terra? – Os Neoíndios, Velhos Bons Selvagens"
Demétrio Magnoli e Maria Hilda Baqueiro Paraíso
Mediador: Jorge Portugal

Nos últimos 18 anos, foram demarcados, em média, 3,2 milhões de hectares de novas terras de novos índios por ano. Se essa perspectiva é alarmista, retórica falaciosa dos “inimigos dos índios”, Varnhagens atualizados, qual o caminho para contentar e harmonizar brasileiros e brasilianos, como já foram chamados os senhores originais do leste da América do Sul?




Mesa 09
14h / Horário de Verão 15h
"A Velocidade da Contemplação Moderna"
Joca Reiners Terron e Tom Correia
Mediador: Jackson Costa

Na verdade, tanto um quanto o outro refugiam-se em suas montanhas isoladas particulares, construídas pelas mentiras que contamos a nós mesmos, diria Joca, querendo oferecer ideias, como confessa Tom. E vez ou outra dão-se à luz, à velocidade de contemplação contemporânea, evolução da moderna, tempo em que os citadinos já não eram poucos e os escritores-oráculos tinham se multiplicado e se dividido em escolas opostas.




Mesa 10
17h / Horário de Verão 18h
"Afetos e Ausências"
Carola Saavedra e Leticia Wierzchowski
Mediador: Rosel Soares

Ilhas austrais como cenário, afetos, ausências, desolações. Elementos tanto do romance “Sal”, novo sucesso de Letícia Wierzchowski, quanto de “Paisagem com dromedário”, de Carola Saavedra. Mas não é a mesma ilha, os mesmos afetos, as mesmas ausências, as mesmas desolações. A inesgotabilidade do romance está exatamente no que pode acontecer, dadas as mesmas premissas, e nos vieses, marcas de autores talentosos desse gênero que só faz acrescentar leitores, multiplica-se e reinventa-se.




Mesa 11
20h / Horário de Verão 21h
"As Imposições do Amor ao Indivíduo"
Jean-Claude Kaufmann (França) e Luiz Felipe Pondé
Mediador: Rosel Soares

A Flica utilizou a linguagem da sedução para impor a Jean-Claude Kaufmann e a Luiz Felipe Pondé a presença em Cachoeira, na esperança de que o discurso amoroso de ambos imponha um vínculo a nosso público, precursor de um devir de afeto-tutela ou libertário, residindo nesse “ou” prováveis diferenças entre eles e entre os indivíduos de nosso público nas relações de cada um a cada outro.




Mesa 12
10h / Horário de Verão 11h
Ndongo, Ngola, Angola, Bahia
Pepetela (Angola) e Makota Valdina
Mediador: Jorge Portugal

Ndongo, Ngola, Angola, Bahia, de como todo esse contínuo transformar de séculos foi dar em Cachoeira, foi se transformar em celebração e debate, no juntar de um mundo só interatlântico, um mundo angolano, em dois de seus mais ilustres personagens, de cá e de lá, de um só lugar, num só lugar. Conversem, Makota Valdina e Pepetela, e restaremos todos em júbilo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Dez passagens de Jorge Amado no romance Mar morto

Jorge Amado “(...) Os homens da beira do cais só têm uma estrada na sua vida: a estrada do mar. Por ela entram, que seu destino é esse. O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem, que nem entendem aqueles antigos mestres de saveiro que não viajam mais, e, apenas, remendam velas e contam histórias. Quem já decifrou o mistério do mar? Do mar vem a música, vem o amor e vem a morte. E não é sobre o mar que a lua é mais bela? O mar é instável. Como ele é a vida dos homens dos saveiros. Qual deles já teve um fim de vida igual ao dos homens da terra que acarinham netos e reúnem as famílias nos almoços e jantares? Nenhum deles anda com esse passo firme dos homens da terra. Cada qual tem alguma coisa no fundo do mar: um filho, um irmão, um braço, um saveiro que virou, uma vela que o vento da tempestade despedaçou. Mas também qual deles não sabe cantar essas canções de amor nas noites do cais? Qual d