Pular para o conteúdo principal

Despedaço (Abrupta sede, 2ª edição, Emmanuel Mirdad)

Download no Google Drive aqui


Despedaço
Emmanuel Mirdad

          Um homem do interior se instala na cidade grande, com mar. Acorda cedo, a olhar para um vale de concreto e favela, e se locomove de ônibus, sem se preocupar com o horário, mesmo com os engarrafamentos a enfrentar. Salta no ponto indicado, anda pelas ruas do centro histórico e encontra a faculdade sediada num casarão, a espreitar um estudante de olhos claros, herdeiro de uma tradicional loja que vende tintas. Nem desconfia que, logo mais, o acaso vai provocar o turbilhão.

          Com fome e suado, vindo do serviço feito no banheiro da faculdade, ele compra um acarajé e um refrigerante, a pausa que o faz perder o ônibus recomendado; o jeito é seguir em outro, de empresa, cor e rota distintas. É a primeira vez que o homem descumpre a sua rotina previamente estabelecida. Quebra o rito, e o ônibus perde o controle numa curva da orla e bate no poste. Milagre não ter capotado. Dos vinte passageiros, nenhum se fere com gravidade, somente arranhões e pequenos hematomas. A orelha do motorista é que fica inchada por esporros.

          Um pouco tonto, por ter batido a cabeça, o homem se afasta do burburinho sem emitir um gemido sequer, pois quer evitar os curiosos e as autoridades; vai andando pela calçada, paralela ao mar, aborrecido pelo transtorno que não previra. Entretanto, o acaso põe para funcionar a sua armadilha, o seu turbilhão: a beleza. O sol, no processo de se despedaçar ao final da tarde, aos poucos forja uma miríade de cores que deixa o homem fragmentado pela revelação: nunca avistara o mar de tão perto, quiçá o pôr do sol no horizonte da baía. Abandona-se na apreciação do espetáculo, na corrosão da carapaça de operário do hábito. Senta-se na balaustrada e permanece até anoitecer o impacto, a permitir a contemplação de tal deleite desconhecido.

          Passa a frequentar o pôr do sol. Deveria ter deixado a cidade grande, há novas requisições no interior, mas prefere descansar dos seus fardos por uns dias a mais. Uma partida de futebol acontece na praia, pelada de meio de semana, final da tarde. Normal, numa capital afetada pelo mar. Porém, o anormal surge: um homem de terno caminha, a atravessar o jogo pelo meio de todos. Palavrões, ameaças e quase violência; e ele continua o seu percurso. Passos depois, o homem de terno arremessa a sua pasta para o mar e desaba na areia, de lado.

          Basta distorcer um pouco o formato para que os grupos de curiosos se formem, aglomerados num bloco compacto, tribunal e plateia. Na balaustrada desse final de tarde incomum, o consenso: bêbado, demitido e traído. O martelo do coletivo — ou a ausência da responsabilidade do indivíduo — é batido, para celebrar a catástrofe alheia. O deboche dos curiosos alimenta o escárnio, a render e ilustrar o movimento das conversas inúteis pelo resto do dia.

          O homem do interior nada cogita. Está sentado, apenas a descansar o olho na beleza em que passou a acreditar. E o choque do inusitado não lhe causa repulsa; é só uma atrapalhação do alheio. Desce à areia, com uma expressão de Tommy Lee Jones. Há algo que o aproxima do caído.

          Sem palavras delicadas, alertas, anúncios, o homem do interior se senta ao lado do homem de terno, largado na areia. A poucos metros do seu calcanhar, a cabeça do caído balbucia:

          — Eu matei um homem.

          Do interior, o diálogo surge, sem filtro:

          — Eu também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Jorge Amado no romance Capitães da Areia

Jorge Amado “[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A...

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinhei...

Oito poemas de Ana Martins Marques no livro Risque esta palavra

Ana Martins Marques (foto daqui ) História Ana Martins Marques Tenho 39 anos. Meus dentes têm cerca de 7 anos a menos. Meus seios têm cerca de 12 anos a menos. Bem mais recentes são meus cabelos e minhas unhas. Pela manhã como um pão. Ele tem uma história de 2 dias. Ao sair do meu apartamento, que tem cerca de 40 anos, vestindo uma calça jeans de 4 anos e uma camiseta de não mais do que 3, troco com meu vizinho palavras de cerca de 800 anos e piso sem querer numa poça com 2 horas de história desfazendo uma imagem que viveu alguns segundos. Belo Horizonte, 7 de novembro de 2016. -------- Parte alguma Ana Martins Marques Não te enganes: viajar é aborrecido. Num ponto, ao menos, todos os lugares  se parecem: neles já se passou  algo terrível.  As viagens cansam e são tristes.  Viajando apenas constatamos  a repetição tediosa do que existe. Pois para onde quer que compremos passagem levamos a nós mesmos na bagagem. Viajar é conduzir o corpo — esse comboio imundo — a...