Pular para o conteúdo principal

Maestro (Abrupta sede, 2ª edição, Emmanuel Mirdad)

Download no Google Drive aqui


Maestro
Emmanuel Mirdad

          Todo dia ele agradece, mas não diz “obrigado”. A se escorar na parede do açougue, sentado na calçada, faz perguntas sobre o que é claro e inerente. Não há freguês que não seja interpelado pela voz branda, de cantinho, murmúrio sutil, que cativa. Alguém sempre adia o seu percurso e o ouve. E é nesse sempre que alguma migalha surge, seja alimento ou fomento.

          De tanto perguntar, brota dum ouvinte a questão:

          — Por que você não pergunta sobre algo que não é real?

          Ele responde:

          — O nosso engano surge ao questionar para além do tato. É inválido o saber do que nunca se pode tocar. — Posiciona-se contra a busca e, a pirraçar os que considera tolos, pergunta o que é óbvio.
O mendigo Maestro é moreno, alto, corcunda, de pés inchados e sóbrio. No bairro, salvaguardado pela condição de ser o “figura”, goza da compaixão alheia com os seus agradecimentos:

          — É melhor aqui do que no lixo ou na sua pança — a apontar para o próprio bucho.

          A rua principal do bairro é repleta de crentes, por conta da igreja pentecostal situada próxima ao açougue. Nos cultos diários, alguns se divertem com as palmas e os cantos; outros, apenas fofocas e armações; quase todos engajados na jornada messiânica de multiplicar os fiéis. À caça destes, de quando em quando, algum se chega no mendigo e enfrenta o desafio: quem conseguir convertê-lo, será aclamado no círculo fechado das glórias da evangelização — só que nenhum fiel obtém êxito.

          “Pregar. Mas como, se pregado está?”, Maestro reflete. O crente se apresenta com argumentos decorados e fala, fala, fala. O mendigo ouve, a dar o espaço necessário ao que considera uma peça, com a cabeça a afirmar as pausas e a mente, distante. De tanto clamar pelo o que não existe, o evangelizador gasta muita saliva e se cansa. Então, com uma risadinha, sem mostrar os dentes, e a postura de quem opta pela razão a cada experiência vivenciada, Maestro despedaça a argumentação que avalia como desprezível, sustentada por um credo vendado, sempre correto e dono de uma hipotética verdade única, que rejeita as demais possibilidades de conexão com o divino. O mendigo nega a oferta e desconcerta a mendicância da pregação. “O que nunca pode ser tocado é ilusão, apenas — o tato sentencia as bordas, o pulso, as carnes e a morte”. Desnudados, os crentes se irritam e o mandam ao inferno. Maestro crespa as vistas dos outros a coçar o saco e a berrar amizade ao diabo:

          — Meu parente, deixe bem quente a fornalha, que eu quero fumar um tarugo nervoso e beber o meu sangue ardido!

          O inferno não é a sua origem. É tudo chacota com o medo que transborda da ignorância. O humor, a sua marca sacra, seduz as crianças, e, pelo carinho que as emociona com as “(eu)stórias” — fantasias criadas sempre na primeira pessoa —, nota-se bondade, o que o mantém vivo. Maestro não tem mais idade para suportar a rua; curvado, sofrido da coluna e dos pés, mal anda. Mesmo assim, não rasteja. Quando surgiu no bairro, nenhum morador o machucou. Pelo contrário: incorporaram-no ao seu dia a dia, agraciados pela simpatia que ele emana. Dão-lhe água, comida e o mais importante: atenção. E ele sempre agradece, sem dizer “obrigado”. É grato. E protegido pelo dono do açougue, o bruto, ao mesmo tempo funcionário e patrão, que trabalha vestido com um avental sujo, a cortar as peças com maestria. Daí, a semelhança: onde ele mete a faca, o mendigo mete os olhos, a separar os pedaços vendáveis dos dejetos e a produzir a medida certa para ser vendida às famílias e doadas a algum faminto das ruas. O bruto vende carne. Maestro oferece a sua vida.

          — Padrinho, me deixa estirar aqui?

          Foi o primeiro contato, no dia em que o mendigo se pariu à rua. Simplicidade, olhos-lâminas e melodia vocal em vez de súplicas. Assim, ele fez o açougueiro parar o trabalho e prestar atenção. Um milagre, pois nunca olhava para a cara dos clientes; cortava a carne e arremessava o pacote no balcão. O dinheiro ficava ali mesmo. Porém, nessa única vez, Maestro esganiçou as vísceras-sentimento do bruto. O respeito que ganhou, rendeu um papelão, janta e a permissão para utilizar a calçada do açougue como moradia.

          O mendigo passa antes das onze para fazer graça, contando as mesmas piadas. O bruto não é rigoroso nem está a fim de novidades; o seu ofício exige a precisão de antepassados. Além desse apadrinhamento e do fascínio das crianças pelas “(eu)stórias”, Maestro intriga os visitantes. O bairro é pequeno, para contar as casas e a sua gente, gastam-se poucos números, mas o lugar atrai forasteiros. Motoristas perdidos na confusão dos logradouros com dois, três números de identificação. Cobradores, ambulantes, vendedoras de cosméticos e fiscais públicos. Namorados, amantes, drogados, colegas e parentes. Velhos de passeio longo, fregueses e crentes. Polícia? Raridade. E a ameaça celebra.

          Penúltima casa da rua principal. Ao lado, um barranco — o bairro se situa no alto de um vale. Sobrado tradicional, antigo como os outros, mas com entra e sai de bacanas. Naquele pedaço, o mendigo não vai. Sabe que a boca tem de ser de siri. Caso desse com os dentes, caixão e vela. Já bastam as maldições dos crentes. Só que, nesse entre e sai de bacanas, um cidadão ilustre resolve esticar a sua estada pelo bairro. Passeando sem rumo, senta-se no bar da Zezé. E, de lá, atiça a sua curiosidade, a fixar os olhos no viver do Maestro. Observa-o com afinco, tanto que a cerveja esquenta, e esquece o troco de presente ao garçom.

          O ilustre retorna ao bairro uma vez depois. Devido ao ofício, objetiva o seu tempo; estaciona o carrão próximo ao sobrado e caminha nos passos do Maestro. Sempre de longe, em silêncio. Ouve as suas perguntas. Escuta as “(eu)stórias”. Ri das piadas. Compra carne e vai embora, sem ter encarado os olhos-lâminas do “figura”. Dentro do veículo, anota informações num bloquinho. Parece satisfeito.

          Depois dessa visita, manda os seus capangas. E o mendigo, que nunca quis ser fantoche, tem de resistir à hipnose que surge à tarde, de terno, munida de leis e quadrados. Palavreado difícil, impossível de aplicar o mesmo cinismo com que se defende dos crentes. É gente letrada e ladina. Finalmente, Maestro treme. Não consegue mais dominar a situação. O dinheiro é oferecido em gordos maços. Possuem sabor. Possuem cheiro. Possuem. E o mendigo, há tempos, não possuía. Nada além da sua simpatia. Sobrevive do seu teatro. Dilacera a piedade alheia e usufrui da caridade, o necessário para não morrer.

          Os homens de terno, cheios de lábia, passam a seduzir também com propostas. Dariam ao Maestro um palco excepcional; basta jurar e mentir e ser feliz. Insistem muito. Querem o seu carisma, que julgam como impressionante, a sua exímia capacidade de despertar a piedade e a compaixão, motor de multidões, vida de gado. Repaginado num visual fino e bem orientado, irá se tornar um ícone, que preencherá o vazio do povo, carente de um líder humanista e simpático. Os homens de terno insistem que ele é um potencial candidato à vitória nas próximas eleições municipais. Contudo...

          Manhã de sábado, acontece um rebuliço em frente ao açougue.

          — Mataram ele, mataram ele... — o bruto chora e propaga a sua certeza de que o crime foi encomendado.

          No meio dos panos sujos, sangue. Maestro está morto. A polícia é chamada. Moradores estão tristes e indignados. E as crianças preferem jogar videogame. Mais tarde, em frente à penúltima casa da rua principal, os homens de terno lamentam a perda inesperada do produto “candidato perfeito”. O poder de persuasão de Maestro se dissolve, enfim. De certo modo, ele já sabia; todo dia agradecia, mas não dizia “obrigado”.

          Livre.

*

          O telefone toca no escritório da igreja, próxima ao açougue.

          — Pastor, está na hora da convenção do partido. O carro vai passar aí em 15 minutos. Você já soube? Perdemos o nosso coringa, assassinado...

          — Uma lástima! Que Deus o tenha...

          — Pois é... Então, revimos os nossos conceitos e, segundo os nossos fundamentos e ideologia, decidimos aceitar a sua proposta. Queremos acertar a sua candidatura. Pra hoje. Agora. Quanto custa, futuro prefeito?

          — Você já sabe o preço. E eu também quero o vice.

          — Fechado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Jorge Amado no romance Capitães da Areia

Jorge Amado “[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A...

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinhei...

Oito poemas de Ana Martins Marques no livro Risque esta palavra

Ana Martins Marques (foto daqui ) História Ana Martins Marques Tenho 39 anos. Meus dentes têm cerca de 7 anos a menos. Meus seios têm cerca de 12 anos a menos. Bem mais recentes são meus cabelos e minhas unhas. Pela manhã como um pão. Ele tem uma história de 2 dias. Ao sair do meu apartamento, que tem cerca de 40 anos, vestindo uma calça jeans de 4 anos e uma camiseta de não mais do que 3, troco com meu vizinho palavras de cerca de 800 anos e piso sem querer numa poça com 2 horas de história desfazendo uma imagem que viveu alguns segundos. Belo Horizonte, 7 de novembro de 2016. -------- Parte alguma Ana Martins Marques Não te enganes: viajar é aborrecido. Num ponto, ao menos, todos os lugares  se parecem: neles já se passou  algo terrível.  As viagens cansam e são tristes.  Viajando apenas constatamos  a repetição tediosa do que existe. Pois para onde quer que compremos passagem levamos a nós mesmos na bagagem. Viajar é conduzir o corpo — esse comboio imundo — a...