Pular para o conteúdo principal

A festa do coração (Nostalgia da lama, 2ª edição, Emmanuel Mirdad)

Download no Google Drive aqui


A festa do coração
Emmanuel Mirdad

Milhares de pessoas pelas ruas de Cachoeira,
a oitava edição da festa literária
movimenta o Recôncavo Baiano.

Turistas, estudantes, trabalhadores,
uma multidão de desejos;
a fila imensa, com os olhos cheios d’água,
para encontrar a autora homenageada,
imortal da literatura negra — e a tevê só quer saber
do maior nome português da atualidade.

O evento, fundamental
para a economia da cidade
e para a cultura do país,
atinge o máximo de público,
o pico de popularidade,
a ponto de estrear no Jornal Nacional
uma matéria com minutos preciosos
e as marcas expostas dos patrocinadores
(e da produtora, também).

A imprensa, presente; os autores, contentes
— imagine o tamanho da responsabilidade
e o cântico da satisfação do homem
que é o coordenador geral
e sócio criador dessa farra?

Por quatro dias, ele está no topo.
Estaria, visto de fora.
Contudo, o homem do tamanho de um baobá
está com os pés firmados no massapê;
ele toma uma decisão
e se mantém além da vaidade:
fora da bolha, a decodificar o código da Matrix,
ele acorda, sozinho, no quarto 105,
e sente o íntimo vibrar: acabou o automático,
a sobrevivência, o padrão de cada dia.

O mundo volta a ser surpresa,
grávido de cores.

A vida se apresenta como paraíso,
não mais persistência,
e sim permanência,
graça, arrebatamento.

Todo esse cenário de sucesso se torna supérfluo,
argumentação para captação de patrocínio,
e ele afirma, para a mulher do sorriso de esgrima,
que a festa do seu coração, produzida por ela,
era mais importante do que a conquista do mundo.

Ela se recusa a fazer parte da vitória
do coordenador geral da Flica;
talvez seja uma defesa, talvez seja a sensatez,
e ele respeita a sua decisão, embora lamente,
pois tudo o que o forma é aquele instante,
em que todo o seu corpo anseia
pela conexão dos fluidos,
e o coração está predisposto
a amar novamente.

Depois dessa festa,
haverá a nossa festa,
ela garante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Jorge Amado no romance Capitães da Areia

Jorge Amado “[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A...

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinhei...

Oito poemas de Ana Martins Marques no livro Risque esta palavra

Ana Martins Marques (foto daqui ) História Ana Martins Marques Tenho 39 anos. Meus dentes têm cerca de 7 anos a menos. Meus seios têm cerca de 12 anos a menos. Bem mais recentes são meus cabelos e minhas unhas. Pela manhã como um pão. Ele tem uma história de 2 dias. Ao sair do meu apartamento, que tem cerca de 40 anos, vestindo uma calça jeans de 4 anos e uma camiseta de não mais do que 3, troco com meu vizinho palavras de cerca de 800 anos e piso sem querer numa poça com 2 horas de história desfazendo uma imagem que viveu alguns segundos. Belo Horizonte, 7 de novembro de 2016. -------- Parte alguma Ana Martins Marques Não te enganes: viajar é aborrecido. Num ponto, ao menos, todos os lugares  se parecem: neles já se passou  algo terrível.  As viagens cansam e são tristes.  Viajando apenas constatamos  a repetição tediosa do que existe. Pois para onde quer que compremos passagem levamos a nós mesmos na bagagem. Viajar é conduzir o corpo — esse comboio imundo — a...