Pular para o conteúdo principal

O baobá como trevo (Nostalgia da lama, 2ª edição, Emmanuel Mirdad)

Download no Google Drive aqui


O baobá como trevo
Emmanuel Mirdad

A porta azul de um casarão em Cachoeira
hoje dá acesso a um restaurante
que serve aos turistas da festa literária:
gente que degusta a permanência
desse espaço na história,
a saga de uma cidade-monumento;
há vida, e vibra como ontem,
o casarão acessado por outros nomes
e o mesmo sonho de
experimentar o que impele o pulso
e justifica o oxigênio:
quereres, afeto, esperança;
há sempre o desejo
e as circunstâncias dos obstáculos a impedir
alguém que quer ser livre,
alguém que quer ser amado,
e a dor, que constrói paredes e contém o salto,
continua a cercear, limitar, iludir
o sofrimento que persiste por gerações,
atravessa os séculos e alcança o degrau
na entrada da porta azul;
a mulher do sorriso de esgrima está de pé,
em frente ao homem do tamanho de um baobá,
a revelar o desconforto no polegar da canhota
que escreve o seu nome tão prenhe de si,
uma nova mulher em aclamação e a dor,
que irradia do dedo ao braço
e nenhum médico explica,
continua o percurso da tragédia de todos:
há felicidade, mas há o tapete que
as circunstâncias dos obstáculos puxa;
tem que ser agora?
Não poderia ser depois, antes ou nunca?

Ele toca no polegar, acaricia a sua mão esquerda,
colhe o braço e a cintura; ela permite
que a fragilidade seja exposta — ela que,
para ele, sempre foi muralha — e revela
a porta azul do oceano da complexidade humana:
nela, há vida e vibra; ele se reconhece também frágil,
o baobá como trevo, e oferece a permanência
monumentada no cuidado, carinho e afeto
do casarão histórico do amor incondicional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Jorge Amado no romance Capitães da Areia

Jorge Amado “[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava ‘meu padrinho’ e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A...

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinhei...

Oito poemas de Ana Martins Marques no livro Risque esta palavra

Ana Martins Marques (foto daqui ) História Ana Martins Marques Tenho 39 anos. Meus dentes têm cerca de 7 anos a menos. Meus seios têm cerca de 12 anos a menos. Bem mais recentes são meus cabelos e minhas unhas. Pela manhã como um pão. Ele tem uma história de 2 dias. Ao sair do meu apartamento, que tem cerca de 40 anos, vestindo uma calça jeans de 4 anos e uma camiseta de não mais do que 3, troco com meu vizinho palavras de cerca de 800 anos e piso sem querer numa poça com 2 horas de história desfazendo uma imagem que viveu alguns segundos. Belo Horizonte, 7 de novembro de 2016. -------- Parte alguma Ana Martins Marques Não te enganes: viajar é aborrecido. Num ponto, ao menos, todos os lugares  se parecem: neles já se passou  algo terrível.  As viagens cansam e são tristes.  Viajando apenas constatamos  a repetição tediosa do que existe. Pois para onde quer que compremos passagem levamos a nós mesmos na bagagem. Viajar é conduzir o corpo — esse comboio imundo — a...