Pular para o conteúdo principal

Noites vivas, de Hélio Pólvora — Parte 01

Hélio Pólvora
Foto: Vinícius Xavier | Arte: Mirdad


"Que é, afinal, um filho?, pergunto à minha braguilha, à cinza do meu cigarro. Um filho, me responde o remoto suco que percorre minhas glândulas, é apenas uma manifestação de orgulho. Nele pretendes realizar o que quiseste ser, mas não foste e que nunca serás. Um filho é uma clamorosa inutilidade. Pões nele o egoísmo de uma permanência na face da Terra, mas dia virá em que ele te olhará de frente e perguntará: por que nasci? Ou, então, concluirá irritado: afinal, eu não pedi para nascer. E assim ele condenará a tua e a sua inutilidade"


"Tenho o coração disposto a aceitar tudo, não por inclinação à harmonia, senão por tédio à controvérsia"


"Eu sempre considerei o mar ótimo interlocutor, porque me ouve com paciência, de quando em quando me dá trela. Em geral, confio minhas mágoas ao mar, ele me ouve calado e arqueia o dorso em sinal de solidariedade. Os interlocutores humanos ouvem apenas suas vozes interiores, nos atropelam e fazem ouvidos de mercador quando queremos interpelar. Não permitem, também, orações intercaladas"


"Descemos à porta da igreja, importantes e solenes como homens que se prezam, e entre os quais destoava a languidez da noiva, ausente e meditativa como uma testemunha indiferente, não a personagem principal. E assim ela permaneceu durante a rápida cerimônia em que duas criaturas se unem para o bem e o mal, o tempo exato para o padre dizer algumas palavras que não entendemos, para a noiva dar o seu consentimento, mais com um suspiro do que com a voz tirada do solfejo da garganta, e para o noivo enfiar, no dedo da mulher, o anel que os aproxima ou que a partir daquele momento os distancia e os embrutece"


"Todas as mulheres possuem no baixo-ventre, na região das virilhas, a conveniência de um talho por onde os seus filhos costumam sair espremidos como a cabeça de um tumor e receber o primeiro choque da vida, que é a claridade. Por que este demora tanto? Teria crescido desmesuradamente ou, na ânsia da libertação final, inteiriçou braços e pernas, enovelou-se à porta do seu conduto?"


"Sou um estranho no lugar ainda pequeno, o forasteiro que chega para fechar negócio escuso, visitar parentes, roubar mulher moça, talvez matar um velho inimigo a tiros. Comércio apagado, disperso, sobretudo durante as horas de forte incidência do sol. Uma praça em que o sol projeta no cimento sombras raquíticas de árvores enfezadas; casas grudadas entre si, na mesma imaginação pobre de uma porta e duas janelas, como se servissem de amparo para continuar de pé, na guarda do sigilo de homens e mulheres enfurnados (...) Se eu quiser atrair ainda mais a novidade dessa gente, não pedirei informações. Depois de errar uma hora por becos e ruelas, traçando um círculo e alargando-o em volta da praça, darei com a casa de Justino de Palestina, tão certo quanto já prenuncio meus gestos ao chegar: primeiro, arrastar os sapatos no cimento, para me livrar de alguma provável bosta de boi, em seguida bater palmas. Pena que as poucas pessoas surpreendidas às portas e janelas já me estejam olhando demais, com tal fixidez que me transformam, de súbito, em comparsa de mim mesmo, dando-me a consciência aguda dos mínimos gestos, movimentos e vacilações. Decido ir logo à farmácia para orientar-me com o compadre de Justino. Em meia hora de conversa ficarei sabendo, com certeza, o que já sei, mas a experiência me ensinou que as interpretações pessoais dos fatos são mais ricas — quase sempre mais verdadeiras — que os fatos na sua corriqueira rotina humana"


"Investir tempo e amor em estudante pobre é investir nas cotações mais ínfimas da pobreza"


"Certas mulheres, quanto mais finas de casta, mais parecem moles na hora da agonia. A minha é assim. Jamais pude conceber que o seu ventre pequeno e batido, de uma carne esbranquiçada que se arrepia ao contato de minha barba, quando eu ali encosto o ouvido, como se encosta o ouvido à terra a fim de surpreender palpitações germinativas, pudesse preservar, durante nove meses seguidos, a marca de minha contaminação. O parasita que dentro dela se encorpava sugou-lhe a gordura do rosto, o sumo dos olhos, o suco das glândulas, o açúcar do sangue, o mel da boca e a fortaleza escarpada dos peitos, concentrando na barriga, como numa poça de lama, todas as suas efervescências vitais. Meu Deus, pensei, desesperado, é melhor que ela tenha um cão, talvez dois. São mais fáceis e mimosos, e eu gosto muito de cães"


"Quando, numa tarde próxima, ele chegou sem aviso e apeou-se, estando o pai em casa, ela se preparou num frêmito para ser colhida, arrebatada e violada. No desfalecimento daquele instante, sentiu um suco aflorar e espalhar-se como pingos de chuva sobre as pétalas encolhidas de sua protegida flor carnuda. 'É agora, ai. É agora'. O Forasteiro amarrou com deliberado vagar o cavalo no moirão. 'Vim lhe pedir', disse. Ela não respondeu. 'Vim pedir a sua mão'. 'Não quero'"


"Pode seguir o trilho do bonde, preferir a Baixa dos Sapateiros, subir o Pelourinho, alcançar a Sé. A cidade é íntima, aconchegante. Se desaba uma chuva, uma pancada comum nos prolongamentos do verão, todos correm para as marquises, ali se misturam estudantes, moças do comércio e homens que transformam os braços em cabides de guarda-chuvas novos, oferecendo a mercadoria em redor; vendedores de pentes, lâminas de barbear e pornografias, mulheres de pequenos industriais, fregueses de gravata que aproveitam o contratempo para manusear discos, peças de fazenda, objetos de louça. Todos unidos, apertados, a sexualidade grupal da cidade descontraída (...) quando a chuva parar, debruçar-se simplesmente nas amuradas junto do Elevador Lacerda, estender a vista para a cidade que, no sopé da montanha, coleia — uma sujeira de telhados engastada na oferta do mar verde-garrafa"


"O fato é que, quando entrei de novo em casa, iam adiantados os preparativos para a noite de sono. Meus irmãos já se haviam recolhido aos seus quartos; apenas uma lamparina de globo enfumaçado ardia na varanda, criando ao seu redor, na escuridão circunjacente, um halo de luz semelhante ao de um farol fixo que assinala no ermo a solidão de uma alma ou o convívio aconchegante de criaturas humanas"


"Turco, de cauda erguida e modos ariscos, era agarrado pelo pescoço, conduzido a muque até o alpendre onde ciscavam os patinhos. Encarado com sua futura vítima, tornava-se lânguido, arredio, forcejava por escapar. Humilde, encolhido, cara de nojo, todo ele constituía naquele momento uma negativa formal, uma declaração cabisbaixa e contrafeita de inocência ou arrependimento. O patinho lhe era esfregado no focinho. Uma, várias vezes. Turco nem sequer abria os dentes, o faro teimava em não fazer o reconhecimento, as patas recuavam no chão de terra dura, procurando firmeza para escapar. Esforços vãos: a mulher tinha-o seguro, e bem seguro, o pedaço de couro que lhe pendia da mão prometia dores próximas. 'Conheceu, canalha? Isto aqui é um pato. Pato não se come'"



Trechos presentes no livro de contos "Noites vivas" (Casarão do Verbo, 2013), de Hélio Pólvora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta