Pular para o conteúdo principal

O grito da perdiz, de Hélio Pólvora — Parte 01

Hélio Pólvora
Foto: Vinícius Xavier | Arte: Mirdad


"O avô ainda forte, quase mudo, abrindo a boca apenas para comer ou para uma risada repentina, entregue por completo â contemplação e por ela absorvido e nela fortalecido, os filhos criados e distantes, mas que ainda aparecem um a um, como se obedecendo a um secreto acordo entre si, para pedir-lhe ou tomar-lhe dinheiro à força, sempre que ele acaba de vender cacau. Por enquanto um desses filhos ainda não chegara do Sul, sem aviso ou qualquer outro tipo de anúncio, para se associar aos outros e decretar-lhe impedimento legal e vender-lhe a propriedade. O que sobrou deu pra alugar uma casinha pro velho em Itabuna, arranjar mulher que dele cuide, o que não o impede de cair da cama e quebrar a perna e morrer logo depois, consumido de desgostos”


"E Luzinete: 'A fidelidade é invenção do ciúme, que por sua vez transforma o outro, o parceiro, em objeto de posse.' Ficaram em silêncio, até ele perguntar: 'Quer dizer que você não sente fidelidade por mim?' E Luzinete: 'Enquanto gostar de você, serei fiel'. Enquanto, enquanto, por enquanto. É que ela não me ama, pensou então Cazuza. Pelo menos, não ama com a minha intensidade, com a minha paixão. E Luzinete, parecendo adivinhar-lhe o pensamento torvo, disse aquele dia, aquela vez: 'Enquanto eu amar você, sou sua. Depois eu aviso, pra evitar encrenca. Não vá pensar que sua paixão por mim exige reciprocidade. Não posso oferecer o que não tenho, o que não terei. Se a gente se separar, continuo pensando em você, respeitando você, estimando você.' E ele respondeu que não ia aguentar. 'Aguentar? Mas se eu serei a mesma ... Apenas não estaremos mais juntos'"


"— Madrinha, por que a distância é azul?
Ela respondia que o azul estava em tudo, cercando a gente como água. Apenas a gente, por estar dentro, como num aquário, nao percebia o azul. Esse azul somente se adensava e se condensava a distância. A nossa vista, imperfeita para o derredor, para o cerco intimo do azul, torna-se perfeita, aguda, ferina, quando se trata de varar distâncias. O mundo se junta lá longe como as peças de uma composição harmoniosa"


"O amor acontece de repente, de estalo, é um estado de graça, um prêmio que requer do contemplado o zelo de sua guarda e posse e intensidade. Lutar pelo amor, impedir que o amor esmoreça, que a paixão inaugural vire fogo de palha, que as dificuldades normais da vida esvaziem ao invés de unir mais ainda macho e fêmea. Sim, o amor desafia quem ama de verdade a preservar-lhe a permanência — e isso tanto vale para o macho como para a fêmea. Nada de frescuras, de cabeças viradas. Se um homem e uma mulher se gostam hoje, então têm o dever de se gostarem também amanhã, ou pelo menos se esforçar para isso. Só acaba o amor que não há, ou que se disfarça na simples amizade ou na conveniência ou no hábito. Porra, é preciso merecer o amor"


"Pobreza não é desonra e muito menos corrupção. O que corrompe de verdade, de tato, ipso facto, é a miséria, sobretudo a miséria moral, como disse o Sr. Artur da Távola (...) Por pobreza eu entendo uma vida simples, digna, voltada para as coisas fundamentais. E quais são os fundamentos da vida? Ora, continuar, perseverar, multiplicar-se, ganhar o pão com o suor honrado de cada dia, edificar um teto, educar os filhos e participar utilmente da comunidade (...) Mas existem pessoas que não respeitam nossa pobreza, que querem nos empurrar, nos escorraçar para a miséria. Isso é maldade (...) O céu e o inferno, o bem e o mal, a verdade e a mentira — suspira agora o Surdo, a cabeça pendida para o peito, a mão torcendo um botão da camisa listrada — Opções que, a pretexto de reger o pacto social, são em verdade instrumentos de mando, poder, cobiça e acumulação"


"Aquele perigo maior, a cobra, aquela manifestação de mal supremo, a cobra que se alteia sobre a cauda para picar e matar, queria apenas dizer que ele fora escolhido para viver e sobreviver, brigar e amar e odiar e perdoar conforme a circunstância de seus orgasmos interiores; para durar muito, fertilizar mulheres, gerar filhos; para acumular sabedoria e amolecer o coração na prática da piedade e paciência e tolerância. Talvez porque os elementos e os seres espalhados no bosque de cacaueiros, dissimulados ou tão visíveis que ele não os pôde então enxergar, nele identificassem o amigo, o companheiro, o aliado e o conspirador. Mais que isso: o crente, o peregrino que desde o seu amanhecer retorna cheio de reverência às fontes da vida — e se purifica e se apazigua"


"(...) como se um homem de coração mole e vontade fraca fosse capaz de esquecer suas doenças e esquisitices para ir cobrar pagamentos de promissórias e extorquir juros de tomadores velhacos. Havia nadado muito para morrer na praia. Além disso a mulher partira antes, deixando-o sozinho e desatinado, sem aquelas rédeas invisíveis que o sofreavam sem ele sentir, sem as esporas invisíveis que lhe triscavam o flanco sem abrir feridas; deixando-o sozinho com o seu controle rígido, tão rígido que não deixava entrever a existência de uma brecha por onde escorreria de repente aquele esforço, aquela continência e abstinência represados"


"A desgraça alheia é o investimento seguro do capitalista desalmado"


"Está iniciada a conversa. Com alguns gestos e frases curtas serei capaz de alimentá-la como se chegasse lenha a um fogo fraco. Somente em último caso eu me levanto, aproximo a boca da orelha peluda do Surdo e grito. Umas vezes ele ouve, como se o som lhe chegasse de um fio suspenso desde o fundo do poço; outras vezes me obriga a repetir. Não gosto disso: a orelha não cheira bem, tem um odor de carne que deixou de ser fresca e que, graças ao sal, ainda não arruinou"


"Sua asma, em vez de regredir, cresceu forte e traiçoeira como a de seu pai. Às vezes os dois chiavam ao mesmo tempo, como se tocassem concerto de piano e violoncelo. O peito de ambos era um depósito de pios monossilábicos e polissilábicos, sonoros e estridentes, secos e catarrentos. E a tosse convulsiva se desdobrava, muitas vezes, em acessos longos que os deixavam dobrados em dois, a respiração por um fio, os olhos encovados e no rosto a lividez dos torturados"



Trechos presentes no livro de contos "O grito da perdiz" (Casarão do Verbo, 2013), de Hélio Pólvora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez passagens de Clarice Lispector nas cartas dos anos 1950 (parte 1)

Clarice Lispector (foto daqui ) “O outono aqui está muito bonito e o frio já está chegando. Parei uns tempos de trabalhar no livro [‘A maçã no escuro’] mas um dia desses recomeçarei. Tenho a impressão penosa de que me repito em cada livro com a obstinação de quem bate na mesma porta que não quer se abrir. Aliás minha impressão é mais geral ainda: tenho a impressão de que falo muito e que digo sempre as mesmas coisas, com o que eu devo chatear muito os ouvintes que por gentileza e carinho aguentam...” “Alô Fernando [Sabino], estou escrevendo pra você mas também não tenho nada o que dizer. Acho que é assim que pouco a pouco os velhos honestos terminam por não dizer nada. Mas o engraçado é que não tendo absolutamente nada o que dizer, dá uma vontade enorme de dizer. O quê? (...) E assim é que, por não ter absolutamente nada o que dizer, até livro já escrevi, e você também. Até que a dignidade do silêncio venha, o que é frase muito bonitinha e me emociona civicamente.”  “(...) O dinheiro s

Oito passagens de Conceição Evaristo no livro de contos Olhos d'água

Conceição Evaristo (Foto: Mariana Evaristo) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma. E no lugar da sua face, viu a da outra. Do outro lado, como se verdade fosse, o nítido rosto da amiga surgiu para afirmar a força de um amor entre duas iguais. Mulheres, ambas se pareciam. Altas, negras e com dezenas de dreads a lhes enfeitar a cabeça. Ambas aves fêmeas, ousadas mergulhadoras na própria profundeza. E a cada vez que uma mergulhava na outra, o suave encontro de suas fendas-mulheres engravidava as duas de prazer. E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava. E um leve e fugaz beijo na face, sombra rasurada de uma asa amarela de borboleta, se tornava uma certeza, uma presença incrustada nos poros da pele e da memória." "Tantos foram os amores na vida de Luamanda, que sempre um chamava mais um. Aconteceu também a paixão

Dez poemas de Carlos Drummond de Andrade no livro A rosa do povo

Consolo na praia Carlos Drummond de Andrade Vamos, não chores... A infância está perdida. A mocidade está perdida. Mas a vida não se perdeu. O primeiro amor passou. O segundo amor passou. O terceiro amor passou. Mas o coração continua. Perdeste o melhor amigo. Não tentaste qualquer viagem. Não possuis casa, navio, terra. Mas tens um cão. Algumas palavras duras, em voz mansa, te golpearam. Nunca, nunca cicatrizam. Mas, e o humour ? A injustiça não se resolve. À sombra do mundo errado murmuraste um protesto tímido. Mas virão outros. Tudo somado, devias precipitar-te — de vez — nas águas. Estás nu na areia, no vento... Dorme, meu filho. -------- Desfile Carlos Drummond de Andrade O rosto no travesseiro, escuto o tempo fluindo no mais completo silêncio. Como remédio entornado em camisa de doente; como dedo na penugem de braço de namorada; como vento no cabelo, fluindo: fiquei mais moço. Já não tenho cicatriz. Vejo-me noutra cidade. Sem mar nem derivativo, o corpo era bem pequeno para tanta