Se 2008 foi o ano 1 para a minha carreira profissional como empresário cultural, com o patrocínio da Oi e Governo da Bahia para a 1ª edição do Prêmio Bahia de Todos os Rocks, que me possibilitou ser sócio de Marcus Ferreira numa produtora, 2011 foi o ano 1 da Putzgrillo Cultura como empresa autoral, com a aprovação de quatro produtos por dois grandes editais nacionais de cultura: do instituto Oi Futuro (de uma só vez, capital semente para a Flica, Festival Brainstorm e Santo Antônio Jazz Festival) e do hoje extinto Conexão Vivo (capital semente para o Música no Cinema) — todos os produtos tinham sócios, tanto pessoas físicas, como outras produtoras (Multi com o Música no Cinema, VDM com o Festival Brainstorm, e Ginga P. com o Santo Antônio Jazz Festival).
A Flica despontou mais do que os outros produtos, ainda mais pela façanha da pequenina Putzgrillo Cultura conseguir um grande contrato de parceria na realização do evento com o conglomerado Rede Bahia, através de sua produtora Icontent (e da grande visão do executivo da Rede, João Gomes) — em 2011, começou como apoio, e 2012, a sociedade.
Para a Flica sair do papel e estrear como produto, além do fundamental capital semente da Oi e da parceria com a Rede Bahia, inesquecível foi o apoio do saudoso professor Ubiratan Castro (1948-2013), que abriu diversas portas e possibilitou a presença do maior patrocinador da Flica até então: o Governo da Bahia.
Além dos projetos com a Putzgrillo Cultura, arranjei uma janela e executei o show de lançamento do CD Beira, do amigo multi-talentoso Luiz Brasil.
Flica 2011
A Flica é a 1ª festa literária da Bahia, que acontece sempre em outubro, promovendo o encontro de autores internacionais, nacionais e locais com o seu público, em mesas de debate temáticas e sessões de autógrafos na livraria oficial, além de shows musicais.
A 1ª edição da Flica aconteceu de 11 a 16 de outubro, na cidade histórica de Cachoeira, Recôncavo Baiano, com patrocínio da Oi e Governo da Bahia, e realização da Putzgrillo Cultura. Com seis dias de evento, a programação das Mesas Literárias, curadoria de Aurélio Schommer, teve grandes atrações como Fernando Morais, Ronaldo Correia de Brito, Reinaldo Moraes, Bob Stein, João Pereira Coutinho, entre outros. Na Programação Musical, curadoria minha e de Marcus Ferreira, seis shows no palco do Porto, com destaque para a abertura de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, além de BaianaSystem e Magary Lord.
Patrocinadores – Oi | Fazcultura — Secretarias de Cultura e da Fazenda | Bahiatursa e Secretaria do Turismo | Governo da Bahia
Apoiadores – Secretaria da Educação | Fundação Pedro Calmon | Governo da Bahia | Oi Futuro | Rede Bahia
Apoio institucional – Prefeitura Municipal de Cachoeira
Funções – Coordenador Geral e de Conteúdo | Logística | Produção | Criação, captação, administração financeira e prestação de contas do projeto | Co-Curador da Programação Musical | Sócio da marca
Info – Vídeos oficiais – veja aqui e aqui
PS: As fotos oficiais acima são de Vinícius Xavier
-----
Festival Brainstorm
Música, Circulação e Interatividade
Música, Circulação e Interatividade
Brainstorm é um intenso festival de música que acontece em locais distintos ao mesmo tempo, estimulando a circulação do público por diversos espaços, conectados pelo ambiente virtual, através da disponibilização de tecnologias e estratégias relacionadas à interatividade de pessoas via mídias sociais e internet móvel.
Shows de 15 bandas, selecionadas por mérito artístico e de público, na programação de cinco casas em uma única noite; em sintonia, cinco shows acontecendo ao mesmo tempo em cinco lugares diferentes. Em cada casa, TVs exibem o que está acontecendo nos outros locais através da transmissão ao vivo dos shows, disponível também no site oficial.
O público pode interagir com as mídias sociais do festival, com o conteúdo veiculado durante a transmissão. Através de um único ingresso/pulseira, o público tem acesso a todos os locais do Festival Brainstorm. Interligando os espaços, 20 vans fazem o translado gratuitamente, facilitando a circulação.
Patrocinadores – Oi | Fazcultura — Secretarias de Cultura e da Fazenda | Governo da Bahia
Funções – Coordenador Geral | Curador | Criação, captação, administração financeira e prestação de contas do projeto | Sócio da marca
Info – Vídeo oficial – veja aqui
-----
Lançamento do CD Beira — Luiz Brasil
O compositor, arranjador, diretor musical, produtor e multi-instrumentista baiano Luiz Brasil lançou o seu segundo CD autoral, intitulado Beira, pela Multifoco, na Sala do Coro do TCA, em Salvador, Bahia. Mesmo super-atarefado com os trabalhos da 1ª edição da Flica, não pude deixar de ajudar o meu amigo e executar o evento, que teve a participação da banda Pela Beirada, com os músicos Lourenço Vasconcellos (bateria, percussão e voz), Aline Gonçalves (flauta, clarinete e voz), Matias Correa (contrabaixo e voz) e Ricardo Rito (acordeon e piano), com apoio imprescindível da João Américo Audio & Video e do TCA. No dia anterior, Luiz Brasil deu um workshop chamado “Violão Brasileiro”, também na Sala do Coro.
Apoiadores – João Américo Audio & Video | Teatro Castro Alves
Função – Produtor Executivo
Comentários