Nessa semana, finalizo a produção do original do meu primeiro romance. Um processo que começou com a elaboração de um esboço lá em 2012, e que já teve o término anunciado algumas vezes por aqui e nas redes, além de muitas versões, mudanças, cortes, acréscimos, um laboratório, um curso, um aprendizado. Não poderia ter produzido o romance, se eu não tivesse lido esses livros abaixo, de contos, poemas, romances, ensaios, históricos, fundamentais para a minha formação.
Sem os contos e as crônicas de Clarice Lispector, os contos de Mayrant Gallo, Hélio Pólvora, A. P. Tchekhov e Machado de Assis, as crônicas de Nelson Rodrigues, os romances de Pepetela e os poemas de Ruy Espinheira Filho, entre outras inspirações, eu não teria escrito uma linha.
Dos livros lidos durante o processo de escrita do meu primeiro romance, entre 2012 e 2018, são estes os que eu considero como os mais importantes para a minha formação como leitor e escritor:
01) “Todos os contos de Clarice Lispector”
02) “50 contos de Machado de Assis”
03) “Um negócio fracassado e outros contos de humor” – A. P. Tchekhov
04) “A dama do cachorrinho [e outras histórias]” – A. P. Tchekhov
05) “O inédito de Kafka” – Mayrant Gallo (releitura)
06) “Brancos reflexos ao longe” – Mayrant Gallo (releitura)
07) “Toda poesia de Augusto dos Anjos”
08) “Os cem melhores contos brasileiros do século” – Org. Ítalo Moriconi
09) “Melhores contos de Aníbal Machado”
10) “A flecha de Deus” – Chinua Achebe
11) “A gloriosa família – O tempo dos flamengos” – Pepetela
12) “O livro das semelhanças” – Ana Martins Marques
13) “Crônica do Pássaro de Corda” – Haruki Murakami
14) “Khadji-Murát” – Lev Tolstói
15) “Memórias póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis
16) “As noites difíceis” – Dino Buzzati
17) “Naquele exato momento” – Dino Buzzati
18) “O demônio do meio-dia – Uma anatomia da depressão” – Andrew Solomon
19) “Correntezas e outros estudos marinhos” – Lívia Natália
20) “Os Románov” – Simon Sebag Montefiore
21) “O Diabo & Sherlock Holmes: histórias reais de assassinato, loucura e obsessão” – David Grann
22) “Como ficar sozinho” – Jonathan Franzen
23) “Aprender a rezar na era da técnica” – Gonçalo M. Tavares
24) “Melhores contos de Orígenes Lessa”
25) “Os cavalinhos de Platiplanto” – J. J. Veiga
26) “Os transparentes” – Ondjaki
27) “Histórias da Gente Brasileira – Volume 1: Colônia” – Mary Del Priore
28) “Mar de glória – Viagem americana de descobrimento” – Nathaniel Philbrick
29) “Bahia: Inquisição e sociedade” – Luiz Mott
30) “A cor da água – Tributo de um negro à sua mãe branca” – James McBride
31) “A cidade do Salvador 1549: Uma reconstituição histórica” – Edison Carneiro
32) “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez” – Tabajara Ruas
33) “Obra completa” – Murilo Rubião
Dos livros lidos nos anos de 2012 a 2018, fora dos dias de trabalho no processo de escrita do meu primeiro romance, são estes os que eu considero como os mais importantes para a minha formação como leitor e escritor:
01) “Pés quentes nas noites frias” – Mayrant Gallo (releitura)
02) “O grito da perdiz” – Hélio Pólvora
03) “A descoberta do mundo” – Clarice Lispector (releitura)
04) “Estação infinita e outras estações” – Ruy Espinheira Filho
05) “Memórias” – Nelson Rodrigues
06) “Mayombe” – Pepetela
07) “O beijo e outras histórias” – A. P. Tchekhov
08) “O sonho do celta” – Mario Vargas Llosa
09) “Nem mesmo os passarinhos tristes” – Mayrant Gallo (releitura)
10) “Mar de Azov” – Hélio Pólvora
11) “Laços de família” – Clarice Lispector (releitura)
12) “O reacionário” – Nelson Rodrigues
13) “O assassinato e outras histórias” – A. P. Tchekhov
14) “O malfeitor e outros contos da velha Rússia” – A. P. Tchekhov
15) “Olhos d’água” – Conceição Evaristo
16) “Massacre no km 13” – Hélio Pólvora
17) “A cabra vadia” – Nelson Rodrigues
18) “A geração da utopia” – Pepetela
19) “A dama do cachorrinho e outros contos” – A. P. Tchekhov
20) “Poesia completa” – Orides Fontela
21) “Noites vivas” – Hélio Pólvora
22) “O violino de Rothschild e outros contos” – A. P. Tchekhov
23) “Um homem extraordinário [e outras histórias]” – A. P. Tchekhov
24) “Predadores” – Pepetela
25) “Homem invisível” – Ralph Ellison
26) “O conto da aia” – Margaret Atwood
27) “As grandes paixões” – Guy de Maupassant
28) “Estranhos e assustados” – Hélio Pólvora
29) “Mestre Dedé – O andarilho da ilusão” – Ildegardo Rosa
30) “Umbigo” – Nicolas Behr
31) “Os nove pentes d’África” – Cidinha da Silva
32) “Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo” – David Foster Wallace
33) “O deserto dos tártaros” – Dino Buzzati
34) “O leopardo é um animal delicado” – Marina Colasanti
35) “Diana caçadora & Tango fantasma” – Márcia Denser
36) “Os dragões não conhecem o paraíso” – Caio Fernando Abreu
37) “O voo da madrugada” – Sérgio Sant’Anna
38) “Melhores contos de J. J. Veiga”
39) “O filho eterno” – Cristovão Tezza
40) “Poemas” – Daniel Lima
41) “O jogo da amarelinha” – Julio Cortázar
42) “Romancista como vocação” – Haruki Murakami
43) “O martelo” – Adelaide Ivánova
44) “Z, a cidade perdida” – David Grann
45) “Para educar crianças feministas” – Chimamanda Ngozi Adichie
46) “15 contos escolhidos de Katherine Mansfield”
47) “Lima Barreto: Triste Visionário” – Lilia M. Schwarcz
48) “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias” – Matéi Visniec
49) “Gigantes do futebol brasileiro” – João Máximo e Marcos de Castro
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